sábado, 9 de março de 2013

2013_03. REINVENTAR O DESIGN _ Entrevista na Revista Máxima

A Revista Máxima publicou recentemente online uma entrevista c/ a Pura Cal. Conheça-nos um pouco melhor sob outras perspectivas!!!

Por Mafalda Sequeira Braga




O que leva um arquiteto e um farmacêutico a unirem-se para criar uma empresa de design de interiores e mobiliário? A paixão de Tiago Patrício Rodrigues e João Vilela pelo espaço e pelos objetos deu origem à Pura Cal, um projeto que nasceu no final de 2010 depois de os fundadores se aperceberem que não encontravam no mercado nacional produtos a valores competitivos que consideravam fundamentais para a criação dos projetos que desenvolviam. Ao identificarem o problema, decidiram que poderiam proporcionar também a outros as peças que ambicionavam.

Assumem-se como um conceito, um modo de estar e de pensar ambientes e mobiliário, tendo como missão possibilitar a construção de espaços únicos e diferenciados que apostam na funcionalidade, no conforto e no bem-estar. A aliança entre o design, a tradição e a contemporaneidade reflete-se na complementaridade de serviços que a marca disponibiliza, desde o design de peças e interiores à arquitetura, não esquecendo a eclética e singular seleção de peças comercializadas, grande parte produzidas totalmente em território nacional.

Os designers em discurso direto:


Onde vão buscar inspiração para trabalhar?
Os próprios espaços, objetos, materiais nos quais intervimos são só por si uma forte fonte de inspiração. Mas é claro que as nossas referências culturais e pessoais acabam sempre por nos guiar.


Como é habitualmente o processo de criação de uma peça ou projeto?
Boa parte do nosso imaginário baseia-se as histórias que nos “contam“ os espaços/objetos/materiais, o seu tempo, e a sua alma. Nesse sentido, o nosso design tenta interpretar e reavivar, a alma de cada um individualmente, conferindo-lhe uma identidade única e destacando a sua “vivência”, seja ela passado ou futura.


(...)

O que acham que distingue/diferencia a Pura Cal de outras marcas de design? Quais são os vossos pontos fortes?
Pensamos que o nosso ponto forte é a “Alma” que não nos cansamos de mencionar, e que tentamos conferir a todos os objetos e espaços que intervimos. Ter alma é ter uma história, um passado, um futuro. É também ser único, diferente de todos os outros, sem banalizações, mas é também ser “humano”, com virtudes, defeitos e incongruências.


(...)



No vosso trabalho, as palavras com o prefixo “Re” – Reabilitação, Recuperação, Reutilização, Re-Design – ganham um grande destaque. Porquê esta escolha?
Vivemos num momento em que o consumo instantâneo, já não responde aos objetivos de boa parte das pessoas, havendo cada vez mais uma necessidade de redescoberta de identidade em tudo o que nos rodeia. O nosso “re” vem antes de mais, dessa ideia de redescobrir algo que já exista num ou noutro formato, que possa ser “re”visto ou “re”visitado a partir de um novo olhar e de uma nova compreensão.


(...)


O que gostavam de alcançar em termos profissionais no ano de 2013?
Gostaríamos de continuar a ver crescer o nosso projeto, conseguindo apostar cada vez mais no nosso design e nos nossos produtos, assim como ver confirmada a aposta no novo espaço em Lisboa, recentemente aberto.



Veja o artigo completo e também algumas das nossas inspirações em:

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Máxima Magazine recently published an online interview with the Pura Cal. Get to know us from other angles a little better!!

By Mafalda Sequeira Braga

What makes an architect and a pharmacist join to create an interior design and furniture company? The Passion of Tiago Patrício Rodrigues and João Vilela about space and the objects originated the Pura Cal, a project that was born in late 2010 after they realizing that did not found at a competitive values on the market the products ​​they considered fundamental to creating their projects. When the problem was identified, decided that could also provide to others, the pieces that they aspired.

Assumed as a concept and a way of living and thinking environments and furniture, with the mission to be enable the create unique and differentiated spaces betting on functionality, comfort and well-being. The alliance between design, tradition and contemporaneity is reflected in the complementary services the brand offers, from design to architecture and interiors pieces, not forgetting the unique and eclectic selection of pieces sold, mostly produced entirely in Portugal.

The designers in direct speech:

Where comes your inspiration to work?
The spaces, objects, materials in which we work is itself a strong source of inspiration. But it is clear that our personal and cultural references always end up in the guide.

As is usually the process of creating a piece or project?
Much of our imagination is based on the stories that spaces / objects / materials "transmit" to us, their time, and their soul. In this sense, our design attempts to interpret and revive the soul of each individual piece, giving it a unique identity and highlighting their "experience", whether past or future.

(...)

What do you think distinguishes Pura Cal from other designer brands? What are your strengths?
We believe that our strong point is the "soul" that we never tire of mentioning, and we try to give to all objects and spaces that we intervene. Having soul is to have a history, a past, a future. It is also to be unique, unlike any other, without banality, but also be "human", with virtues, flaws and inconsistencies.

(...)

In your work, words with the prefix "Re" - Rehabilitation, Recovery, Reuse, Re-Design - win a major highlight. Why this choice?
We live in a time when the instantaneous consumption, no longer meets the goals of the majority of people, with an increasing need to rediscover identity in all that surrounds us. Our "re" comes first, this idea of ​​rediscovering something that already exists in one form or another, it can be seen from a new perspective and a new understanding.

(...)

What you liked to achieve in professional terms in 2013?
We would like to continue to see grow our project, increasingly betting on our design and our products, as well as confirm the bet on our new space in Lisbon, recently opened.


See the full article and also some of our inspirations:



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